Leiturapia

Projeto Original - Eucajus Arte & Cultura AQUI  

Exatamente em épocas de crise, é que a leitura ganha valor! Porque os maiores pré-requisitos da liberdade, estão na multiplicidade de ideias, no respeito às diferenças e na tolerância dos contrários.

Após analisar os dados da pesquisa realizada por Mara Cindia Destri em Monografia para obtenção do título de Especialista em gestão Educacional, junto a Universidade Federal de Santa Maria, intitulada “PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES”, relacionada a motivação e as causas de aversão ao habito da leitura, Eucajus concluiu, que muitas das causas apontadas pelos pesquisados, possuíam um desejo anestesiado em adquirir o habito. Desejos refletidos numa frustração pessoal por reconhecer a importância da leitura, por falsos conceitos enraizados na sociedade ou mesmo por desconhecer níveis e processos de leitura. Esse desejo implícito, se revela em desculpas como: não tenho tempo, não tenho dinheiro, começo e logo desisto, me dá sono...

Como estudioso do assunto, Eucajus idealizou um experimento que intitulou de LEITURAPIA. Baseado em conceitos do pedagogo francês, Daniel Pennac, o experimento tem o objetivo de identificar, analisar e trabalhar estímulos de aversão a atividade de leitura no formato de encontros terapêuticos, coordenados pelo poeta e supervisionados pela psicóloga Giovana Adami.


A ideia é formar grupos em escolas da rede pública, bibliotecas de bairro e empresas; e fornecer tópicos relevantes da leitura como símbolo de poder; auxiliar em alternativas para desconstruir causas apontadas para aversão a leitura; desconstruir mitos específicos relacionados a atividade de leitura; exemplificar a utilidade da leitura no entendimento de situações conflitantes e sua importância para alcançar competências socialmente produtivas.




O QUE: LEITURAPIA, encontros terapêuticos coordenados pelo poeta Eucajus e supervisionados pela psicóloga Giovana Adami, destinado a alunos e pessoas em geral interessadas em trabalhar estímulos que causam dificuldades especificas para desenvolver o habito de leitura.


ONDE: Escolas públicas, bibliotecas de bairro e empresas de Caxias do Sul.

QUANTO: Gratuito.

QUANDO: De 03 de maio a 30 de setembro de 2021.

GOSTARIA DE LEVAR ESSA ATIVIDADE PARA SUA INSTITUIÇÃO!

Entre em contato ou preencha o formulário abaixo.