Leiturologia

 Projeto Original - Eucajus Arte & Cultura - AQUI

Investir na qualificação da leitura, significa transgredir a ordem da falta de esperança, do desânimo e da incredulidade no ser humano. Acreditar nessa forma de atrair a reflexão e fundamentar a crítica, é dotar o indivíduo da responsabilidade de entender o mundo e a si mesmo, tornando-o consciente da capacidade de transformar sua realidade - e da sociedade.


Segundo dados do Instituto Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF), apenas 12% da população brasileira são leitores proficientes. Os dados também apontam o índice assustador de 'Analfabetos Funcionais' que se encontram nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e nas universidades brasileiras.

Ao notar nessa parcela da sociedade os protagonistas do futuro, identificamos o sério risco do analfabetismo funcional se institucionalizar como um problema cultural no país, e não há como dissociar a formação de leitores fora dos objetivos de inclusão social.

Também identificamos a urgente necessidade de posicionamentos interpretativos no âmbito de incentivo à leitura que apresentem possibilidades inovadoras de qualificação para habilidade de compreensão dos conteúdos implícitos nas diversas formas de linguagem, e que estabeleçam articulações de identificação e interatividade na construção desse conhecimento. Compreendendo seu momento histórico e seu estatuto cultural, descontruindo antigos conceitos relacionados a habito da leitura, trazendo a luz novas ideias para atividade, cujas práticas formativas sejam verdadeiramente responsáveis por transformações e constituições, enquanto ação na sociedade.


Apresentando especificidades que apontam nessa direção, a palestra LEITUROLOGIA, proporciona técnicas e estratégias de leitura que dizem respeito à natureza intrínseca do público alvo e seu desinteresse pela atividade. Notoriamente, o poeta Eucajus possui expertise de público e do tema, para transmitir conhecimentos significativos e estimular inferências relevantes para alcançar o objetivo de incentivar o exercício de leitura proficiente como um requisito de responsabilidade social e crescimento pessoal.


O objetivo da palestra LEITUROLOGIA é fornecer tópicos relevantes do processo histórico do livro, literatura e leitura, como símbolos de poder. Desconstruir mitos relacionados a atividade de leitura. Proporcionar tópicos de reconhecimento e analise de elementos constitutivos de um livro e refletir sobre sua produção e circulação como produto de consumo. Fornecer técnicas e estratégias que estimulem e proporcionem exercícios para auto formação da leitura proficiente. Exemplificar como a leitura qualificada pode proporcionar melhor aproveitamento e entendimento das diversas formas de linguagens (músicas, filmes, games...). Exemplificar a utilidade da leitura para o entendimento de situações conflitantes e refletir sobre a influência das redes sociais.


O QUE: LEITUROLOGIA, palestra sobre técnicas e estratégias para uma leitura proficiente, destinada a 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Com duração de 60 minutos, ministrada pelo poeta Eucajus Eugênio.

 ONDE: Escolas da rede Municipal e estadual de Caxias do Sul.

 QUANTO: Gratuito.

 QUANDO: De 05 de março a 29 de outubro de 2021.

 GOSTARIA DE LEVAR ESSA ATIVIDADE PARA SUA ESCOLA!

Entre em contato ou preencha o formulário abaixo.